A mídia de varejo ou Retail Media é uma categoria que tem se destacado entre os canais de comunicação usados pela indústria.
De acordo com a pesquisa Retail Media Insights, desenvolvida pela Newtail com apoio da Comscore e Enext, com mais de 120 empresas respondentes dos setores de alimentos e bebidas, perfumaria, marketplace, entre outros, 81% dos anunciantes devem aumentar ou dobrar o aporte nos próximos 12 meses em Retail Media. Esse valor deve alcançar uma marca 123% superior a 2023.
Já o relatório Kantar Marketing Trends 2025, que analisa tendências macro e micro de marketing, aponta que os RMNs (Retail Media Networks), se tornarão ativos de marketing de funil completo especificamente para marcas de CPG (Bens de Consumo Embalados). O relatório ainda informa que, globalmente, 41% dos profissionais de marketing pretendem aumentar os investimentos em Retais Media em 2025.
Tecnologia que gera dados preciosos
Dentro dessa categoria está o Retail Media no ponto de venda. Essas plataformas têm evoluído não apenas sob o ponto de vista de recursos criativos, mas sobre o ponto de vista do uso da tecnologia para gerar dados sobre o comportamento do consumidor no ponto de venda, de modo a otimizar as campanhas publicitárias em tempo real.
Com avanços em análise de dados, IoT e tecnologia de exibição digital, os varejistas agora podem entregar anúncios hiperdirecionados e contextualmente relevantes diretamente aos compradores no ponto de compra. Essa abordagem garante que as marcas alcancem o público certo na hora certa, maximizando o impacto de suas mensagens.